BIOGRAFIA

2012

As oito integrantes foram apresentadas por fotos individuais do dia 16 de Julho até dia 23 de Julho (Na ordem: Seolhyun, Choa, Hyejeong, Chanmi, Yuna, Mina, Jimin & Youkyung). Foi revelado que AOA seria um grupo de dança com algumas integrantes que tocavam instrumentos. Youkyoung (ou “Y”) foi apresentada como “metade anjo/metade mortal”, porque ela só faz parte do grupo da banda, tocando bateria, resultando em uma formação “7+1” . Explicando o conceito de debut, a FNC revelou que as sete “anjos” (Seolhyun, Choa, Hyejeong, Chanmi, Yuna, Mina, e a líder Jimin) olhavam para o mundo humano através de uma bola de cristal, e se apaixonaram pelas músicas. Youkyoung, a “metade anjo, metade mortal”, também conhecida como “guardiã da chave do portal terra/céu”, ficou curiosa sobre o mundo humano e usou a chave para visitar o mundo com as outras anjos. O primeiro teaser de “Angel’s Story” foi revelado dia 24 de julho e o segundo teaser dia 26. “Angel’s Story” vazou dia 28 de julho, dois dias antes do lançamento oficial. O MV da música “ELVIS” foi lançado dia 30 de julho. AOA fez sua estréia dia 9 de agosto no M!Countdown.

Embora o single álbum tenha ficado em 8º lugar no rank da Gaon em vendas físicas, ele não fez o sucesso esperado.

Em outubro foi confirmado que AOA faria um comeback com “Wanna Be”. Uma imagem foi revelada com as integrantes vestidas de personagens de filmes. Hyejeong, Jimin, Choa, Yuna, Chanmi, Mina, Seolhyun e Youkyoung estavam vestidas como Kill Bill, Léon, Legalmente Loira, Tomb Raider, Harry Potter, Bonequinha de Luxo, Romeu e Julieta, e O Quinto Elemento respectivamente. Foi revelado que a banda, AOA Black, iria se apresentar na primeira semana com “Get Out”. AOA Black fez a primeira apresentação no dia 10 de outubro no “KM’s Music Triangle” e se apresentaram com”Get Out” versão banda pela primeira vez.

“Wanna Be” seguiu os passos de “Angel’s Story”, não convencendo muito o gosto do público coreano.

Seolhyun e Hyejeong começaram suas atividades como atrizes logo depois das promoções de “Get Out”. Seolhyun estreiou no drama “My Daughter Seo Young” como “Seo Eun Soo”. Hyejeong, que tinha feito uma participação em “A Gentleman’s Dignity”, foi escalada para o drama “Cheongdam-dong Alice” como “Han Se Jin”.

Em 2012 AOA recebeu indicações para vários prêmios como artista novato, inclusive no MAMA.

2013

Em fevereiro, Seolhyun se tornou o novo rosto da marca “Clean & Clear” e foi escalada para o drama diário “Ugly Alert” como “Gong Na Ri”. Yuna foi escalada para a versão japonesa do musical “Summer Snow” no papel de “Seolhee”. Choa foi escalada para o papel de “Gabriella” em High School Musical.

No dia 11 de julho, foi anunciado que a banda, AOA Black (Jimin, Choa, Yuna, Youkyung, e Mina) faria um comeback com o single “MOYA”. O single e o vídeo de “MOYA” foram lançados dia 26 de julho e elas fizeram seu comeback no Music Bank no mesmo dia. A recepção para “MOYA” foi muito positiva; no dia do lançamento o single alcançou o primeiro lugar em charts como Bugs, Monkey3, e Soribada. Embora tenha feito mais sucesso que os dois últimos singles lançados, MOYA não chegou ao lucro desejado.

No dia 29 de setembro, a FNC publicou um vídeo teaser dando a dica do comeback de algum artista, sendo no outro dia confirmado ser do AOA. No dia 1º de outubro, foram lançadas as fotos teasers para o single “Red Motion”. No dia 9 de outubro o MV de “Confused” foi lançado. O single completo foi lançado dia 13 de outubro. Ele ganhou seu reconhecimento pelo conceito sexy; logo AOA ficou em 1º lugar em vários sites de pesquisas, mas o single em si não conseguiu o sucesso desejado nos charts coreanos e nem o lucro desejado.

Mina foi escalada para o drama “Very Good Days” no papel de “Cha Hae Won”.

2014

Definido como sendo a última chance do AOA, no dia 16 de janeiro foi lançado o single “Miniskirt”, produzido por Brave Brothers, ElephantKingdom e Galactika. Inesperadamente, “Miniskirt” logo conseguiu o 1º lugar em vários charts coreanos como Bugs, Soribada, e Monkey3. “AOA” conseguia ficar em 1º lugar em vaários ranks de pesquisa e até entrou para os assuntos mais comentados mundialmente no twitter.

No dia 9 de Fevereiro, AOA conseguiu sua primeira vitória no Inkigayo com “Miniskirt”.

A música continuou a subir nos charts mesmo depois do encerramento das promoções. AOA conseguiu conquistar 1º lugar tanto em charts coreanos como charts japoneses, chineses e tailandeses. “Miniskirt” foi o primeiro single álbum do grupo a dar lucro para a empresa.

Com o sucesso de “Miniskirt”, AOA conseguiu vários contratos para fazer propagandas e elas começaram a ser convidadas para diversos programas coreanos.

AOA ganhou o apelido de “Blooming Nation’s Little Sister” (Irmãzinha da Nação Florescente) e realizou seu 1º mini concerto dia 17 de fevereiro.

Seolhyun foi escalada para o papel de “Kim Sun Hye” no filme “Gangnam Blues” e Jimin se tornou uma DJ especial no programa de rádio “Youngstreet”.

No dia 26 de maio o CEO da FNC, Han Sung Ho, anunciou o comeback do AOA em junho.

No dia 19 de junho, AOA lançou seu primeiro mini álbum, “Short Hair”. O MV de “Short Hair” conseguiu ser o vídeo de k-pop mais visto do mundo no mês de junho. “Short Hair” conseguiu vender mais de 9 mil cópias em duas semanas de lançamento. AOA também conseguiu o 1º lugar em vários charts coreanos e o 1º lugar no chart semanal da Soribada.
O grupo foi indicado ao 1º lugar do Music Bank (o primeiro lugar acabou ficando com BEAST). Conseguiram o 2º lugar no Show!Champion, 3º no M!Countdown e 4º no Music Core. O álbum estreou o 9º lugar no Top 100 da Billboard coreana.

No dia 17 de junho AOA ganhou o prêmio de “Best Of Rising Star Award” (Melhor Estrela em Ascenção) do “SBS MTV The Show” e no dia 14 de julho recebeu o prêmio “Gaon Weibo Social Star Award” (Prêmio de Estrela Social da Gaon Weibo) do “Gaon Weibo Chart Awards” (Prêmios de Charts da Gaon Weibo).

No dia 10 de julho foi revelado que AOA lançaria seu primeiro photobook com o nome “HOT Summer”.

Miniskirt e Short Hair continuam subindo em charts coreanos e asiáticos em geral até o presente momento.